Sobre ipês, boas histórias e casamentos


foto originalmente publicada em 15/07/2015

Hoje quero contar uma pequena história sobre esta foto para vocês. Em julho de 2015 estava pela cidade resolvendo minhas coisas quando passei por esta rua toda florida. Na mesma hora dei a volta, peguei meu celular e fiz algumas fotos. Dentre elas escolhi uma e fiz um post no meu instagram.


Vida que segue e mais um post na rede social, né? Acontece que esta foto gritou algo dentro de mim e eu fiquei com aquele sentimento de que precisava recriá-la numa câmera fotográfica, como ela estava me pedindo. De lá pra cá o tempo foi passando e o arquivo original se perdeu junto de várias outras fotos que haviam no celular.

17/07/2021 (6 anos depois)

Engraçado como as coisas são e o valor que damos a elas. Existe um ditado, acredito que seja oriental, que diz que uma pessoa nunca vai ao mesmo rio duas vezes, pois a água que estava lá da primeira vez já teria se mudado para outro local. Exatos 6 anos se passaram até chegar ao resultado final da foto que tanto idealizei e nem a árvore e nem eu éramos mais os mesmos. Tudo passa, tudo muda. Seria impossível reproduzir a foto de forma idêntica à daquele dia, especialmente em anos como os de 2020/21, mas posso dizer com tranquilidade que registrei algo muito maior do que havia planejado inicialmente.

Você com certeza já reparou que existe um casal se abraçando embaixo da árvore, e talvez isso tenha te feito pensar que se trata de mais uma daquelas fotos clichês de casais se preparando para o casamento, mas existe uma história por trás dela, e parte dela vocês já conheceram, no entanto existe uma continuação aqui. Durante essa caminhada pela foto perfeita conheci a moça da foto, viramos amigos e a jornada para aquele ipê (segunda foto) ganhou mais uma integrante. A Taiana é uma apaixonada por ipês e sempre se gabou com muito orgulho dessa rua, e com toda razão. Contudo, durante os 6 anos entre as fotos, imprevistos aconteceram. O trabalho muitas vezes tomou conta da agenda de ambos. Foram compromissos diversos, e confesso, um pouco de preguiça da minha parte por causa do cansaço, e quando percebia, o período daquele ipê florescer já havia se passado e mais um ciclo de planejamentos se repetia.


Certa vez, enquanto caminhava, Taiana avistou alguns bombeiros que recolhiam os galhos quebrados daquele ipê, enquanto distribuíam as flores para quem passava por lá. Não me recordo agora se foi alguma ventania ou chuva que derrubou aquele galho, mas reparem que no miolo da árvore, da foto recriada, faltam algumas flores mais ao centro. Taiana, um pouco triste com o acontecido, porém feliz por ter ganhado flores, mandou a foto do galho que havia recebido para um grupo de amigos, onde um deles havia feito uma leve provocação comentado o quanto aquele galho lembrava um bouquet. Bom, acho que eu não preciso mais dizer quem é a outra pessoa presente na foto. hahahaha

Lembra do rio que mencionei no início? Esse ipê se tornou parte da minha rotina e com certeza faz parte da história entre a Taiana e o Marcos. Hoje me pergunto, quantas outras histórias mais este ipê teria pra contar. Quantas tantas outras pessoas, casais ou famílias já não passaram por ali? Fotografia é isso. Ela não é o fim das coisas, mas o meio. O meio pelo qual escolhi escrever através da luz sobre nossas angústias e anseios. É onde registramos tudo aquilo que acreditamos e o que gostaríamos para o futuro. É como escolhemos contar histórias e compartilhar nossas memórias. Toda fotografia tem uma história pra contar! Qual é a sua história? Você me permite contá-la?

Se você chegou até esta parte do post é por que algo aqui dentro falou contigo, e por isso, quero primeiramente agradecer de coração pela leitura dessas pequenas histórias. Em segundo lugar que te convidar a ficar um pouco mais. Caso queira conhecer outras histórias, ou ler mais algumas dicas sobre casamento, pegue um café quentinho e leia sobre 3 Lições que a fotografia me ensinou e uma Carta a um jovem casal. Fique a vontade e sinta-se em casa. <3



Mais uma vez obrigado pela sua atenção e nos vemos em breve :)

Posts recentes

Ver tudo