Votos, promessas e felizes pra sempre


Vamos combinar que apesar de todo casamento seguir uma estrutura básica semelhante, todos são únicos e cada um tem a sua maneira própria de acontecer. Muitas coisas tornam a ocasião em algo especial como o dress code, a decoração, o local do evento, dentre outras coisas. Com os votos do casamento não poderia ser diferente, né?

Em 2021 a Netflix lançou versão brasileira de um seriado chamado "Casamento às Cegas". Há quem goste, ame ou odeie programas do tipo reality show, mas acredito que este em especial pode nos ajudar a entender algumas coisas a respeito do relacionamento à dois. Se você é uma das pessoas que não curte este tipo de entretenimento fique tranquila, pois não pretendo falar diretamente do seriado aqui, mas gostaria de pontuar algumas reflexões interessantes que o "Casamento as Cegas" nos propõe.

Sem qualquer tipo de contato visual ou físico, os participantes são desafiados a encontrar seu par, única e exclusivamente através da voz, da troca de experiências, e suas histórias. Os casais estão autorizados a se verem apenas caso haja um pedido de casamento que seguirá para futuras etapas do experimento social.

Certo Daniel, mas o que tudo isso tem a ver com os votos do meu casamento?


Amar alguém não é apenas um sentimento, nem uma faísca que se acende uma vez dentro de nós, mas uma escolha que fazemos todos os dias.

Votos de casamento são palavras ditas por pessoas reais, para pessoas reais. Não apenas uma promessa feita no calor do momento de uma celebração, mas algo que deve se renovar todos os dias com palavras, gestos e atitudes. Os votos são uma forma de reafirmar tudo aquilo se sente pelo(a) parceiro(a) no tão aguardado dia do casamento. E talvez a dica mais importante aqui, por mais óbvia que pareça, é de se lembrar sempre de escrever com o coração.

Hoje quero fazer um pouco diferente. Ao invés de separar o tema do post por dicas, deixarei alguns tópicos e uma pequena reflexão.


1- O que te trouxe até aqui? Qual a sua história?

2- Quais as qualidades e defeitos da pessoa que mudou a sua vida?

3- Separe um tempo para escrever seus votos e não se apegue ao tamanho dele.

4- Que seja intenso e sem a vergonha de se constranger, mas saiba preservar a intimidade que vocês criaram como casal.

5- Afirme compromissos e prepare-se para fazer alguns sacrifícios pelo outro. Isso é parte de um relacionamento saudável.


Nervosismo e ansiedade são perfeitamente comuns na hora de expor seus sentimentos para outra pessoa, especialmente na frente de várias outras. Contudo, lembre-se que o casamento é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Tudo isso é normal e faz parte do processo. Preparem-se para abrir seus corações e sejam autênticos.


Construir confiança e intimidade com outro ser humano é um processo que leva tempo, dedicação e cumplicidade de ambas as partes. É uma via de mão dupla. Estejam dispostos a encarar juntos o que o futuro reserva para vocês. É disso que se trata o casamento. Os votos são como lembretes que nos damos para renovar e reafirmar nossos laços todos os dias.





Há quem cante, toque uma música, declame um poema ou simplesmente siga com os votos tradicionais. Se é feito de coração aberto, se é genuíno, no final de tudo, é isso que importa.


Vertical Horizon, minha banda favorita, tem uma música linda, que daria um ótimo voto de casamento na minha opinião, e gostaria de compartilhar com vocês. Se este post te ajudou de alguma forma eu quero te convidar para um café. Como estão os preparativos para o seu casamento? Qual a sua história? Você me concede a honra de poder registrá-la



60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo