7 Passos para o Super Ensaio


Belas fotografias exigem uma conexão entre o fotógrafo e casal, e isto só é possível se todas as dúvidas relacionadas aos preparativos forem devidamente sanadas e esclarecidas.


A maioria das pessoas, mesmo as que não se consideram fotogênicas, já tiveram aquela vontade de posar pra um ensaio bem pensado e produzido. Escolher uma bela foto e colocar na estante da sala é uma tradição que vem de gerações.


Para isso, preparei algumas dicas que vão deixar suas fotos muito mais autênticas e diferenciadas. E ai, vamos lá?


1) Não se apegue as referências


Aquela foto bem hipster que você encontrou no pinterest ou no instagram pode ser a mais perfeita e maravilhosa do mundo, mas trabalhos artísticos variam muito de artista pra artista. Então vamos criar algo novo, inédito e com a cara do casal. Buscar referências é uma ótima maneira de dizer ao fotógrafo as coisas que gostaria de fazer, mas lembre-se que a referência é apenas o ponto de partida de todo o processo que será o ensaio.


2) Maquiagem


A preparação para o ensaio começa com uma boa maquiagem, por isso recomendamos que visite o seu profissional preferido. Muitas meninas tem dúvidas sobre a maquiagem, então iniciamos com a recomendação de que opte pela naturalidade, sem exageros, mas com uma pitada de gosto pessoal. Um ensaio diurno não pede maquiagem muito carregada, mas um olho bem delineado e aquele batom pra dar aquele toque final ajudam a destacar sua beleza. Não esqueça de levar junto o batom utilizado, pra eventuais retoques.


Lembre-se de disfarçar cicatrizes, espinhas, machucados, olheiras, etc. O tratamento em photoshop pode deixar as feições artificiais, então, caso você não esteja satisfeita com a maquiagem, sugerimos que refaça a seu gosto. Bronzeados a jato não são recomendados.


Também não recomendamos a presença de produtores ou maquiadores durante o ensaio, pois eventuais interferências na direção de poses do casal podem prejudicar a naturalidade do estilo que buscamos. Não se trata de um ensaio publicitário nem de um editorial de moda, então relaxe, vamos deixar vocês lindos, com uma lembrança divertida dessa bela fase da vida de vocês.


Para as meninas: Unhas das mãos e pés bem feitas garantem belos closes.


O cabelo também pode seguir a linha do mais natural possível, começando solto (se vc quiser) e prendendo de diferentes formas durante o ensaio. Não é recomendado o teste de cortes, penteados ou tinturas especiais para o ensaio, pois eventuais problemas podem afetar o agendamento das fotos.



3) Looks - Escolhendo o que vestir


Chegou a hora de escolher que roupa usar no ensaio. É importante destacar que muitas trocas de roupa podem atrapalhar o desenvolvimento do ensaio e prejudicar o resultado. Temos certeza que o amor que existe entre vocês é muito mais bonito e especial do que as roupas que estarão usando.


Aconselhamos ao casal separarem looks com calma. Levem eles já montados e organzados (acessórios, roupas e calçados combinando) pois isso facilita muito a organização e diminui o tempo de troca entre os looks. Noiva, aproveite pra dar aquela forcinha pro seu parceiro escolher as roupas que harmonizem com as suas.


Dois ou três looks bem diferenciados já são mais que o suficiente para um ensaio, e aqui vai um conselho de amigo. Escolham combinações que deixem vocês a vontade e bem confortáveis para não limitar as poses. Venham com o primeiro look já vestido e tragam um sapato confortável para se deslocarem até o cenário combinado. Outra dica que damos é que comecem com um look mais despojado e deixem o mais formal para o final do ensaio. Os calçados devem estar de acordo com as roupas e acessórios. Noivo, não esqueça o cinto.


Levem somente o necessário, com algumas poucas variações de cores, se tiverem. Não se estressem demais com as roupas, elas são somente um complemento para contar a sua história de amor.


3) Se preparando para o Trash The Dress


Então você resolveu colocar o vestido do seu casamento a prova, como proceder?


Se for do seu agrado, por tratar-se de uma situação especial, a opção por um sapato de destaque pode dar mais personalidade ainda para as fotos. Levar um bouquet, véu, terço e outros acessórios característicos de noiva podem ser úteis para contextualizar esse tipo de ensaio, mas isso é opcional, então fique a vontade, é uma escolha sua.


Não se esqueça que o noivo também deve estar trajado de forma compatível, para criar o clima certo.


Pensou em entrar na água, se sujar e colocar o vestido pra jogo? É com muito carinho que pedimos, não se esqueça de nos avisar com antecedência para que seja possível um planejamento dos cliques.


No caso de fotos na água ou chuva, não se esqueça de levar uma toalha e roupas secas para não pegar um resfriado daqueles depois.


Para esse tipo de ensaio, não é recomendado a troca de looks, pois a produção de noiva pede uma maquiagem diferente da produção para fotos com roupas comuns.


Se você não quiser sujar seu próprio vestido, mas mesmo assim quiser fotos com conceito noiva em seu ensaio, pode criar um look alternativo, com um vestido branco rendado ou com um corpete branco e uma saia. Nesse caso o conceito pode ser criado com uso de acessórios.



4) Chegou a hora de Fotografar! - Como será nosso ensaio?


A fotografia existe para ser sentida, é uma experiência única e deve ser vivida com intensidade, e por isso é essencial que o fotógrafo se conecte com o casal. Não recomendamos a presença de mais pessoas para suporte no ensaio. Lembre-se que não se trata de um editorial de moda, só precisamos nos divertir pra valer.


Pensem bem antes de trazer acessórios cênicos que não tem a ver com o seu cotidiano. Queremos que as fotos sejam atemporais, então aquele balão que hoje é "top", amanhã pode não ser, mas se isso, de alguma forma, reflete o casal, então sintam-se a vontade. Estamos apenas propondo a reflexão.


Não se preocupem com as poses, estamos preparados para dirigir e ajudar. Suas ideias são muito bem vindas (lembram das referências?), então sintam-se a vontade para perguntar, sugerir e demonstrar seus desejos. Você sonhou, nós executamos.


A presença de outros fotógrafos ou cinegrafistas pode reduzir um pouco a dinâmica do ensaio (para ambas as partes). Que tal reservar outro dia só pra eles? Vai fica lindo.


5) Sobre a previsão do tempo e a duração do ensaio


A combinação de vários fatores culmina em um ensaio épico e de beleza ímpar. Não é incomum remarcarmos as datas duas ou três vezes, esperando o clima ideal. Por isso, marque seu ensaio pelo menos 3 meses antes do casamento, para não correr o risco de chegar no dia sem as fotos para a decoração.


Procuramos sempre deixar os ensaios divertidos, mas podem ser bem exaustivos, pois vamos dar o nosso sangue pra trazer o brilho olhar de vocês, movimento ou gestos. E vocês vão nos ajudar nessa. Nosso ensaio tem duração média de três ou quatro horas, para manter o nível de energia do casal, do inicio ao final das fotos.


Um dia lindo pede aquele sol ou lua maravilhosos, mas em caso de dias de chuva, damos sempre a opção ao casal de fotografar, independente do clima. Contudo, se vocês não se sentirem a vontade com a chuva também sempre temos a opção de fotografar em nosso estúdio. Aqui não tem tempo ruim.


Caso o ensaio realmente precise ser remarcado, recomendamos que o reagendamento das fotos seja feito até a véspera da sessão. Por questões de agenda, não podemos decidir no dia.



6) E ai, onde vamos fotografar?


Um bom fotógrafo não é refém da locação, então saiba que o local do ensaio não é o mais importante, pois será apenas o plano de fundo para sua história de amor e cumplicidade, contada através das imagens.


Recomendamos que o casal escolha um único local de sua preferência. Não caia na armadilha de ficar mais tempo no carro transitando de um lugar para o outro que fotografando. Nosso ensaio geralmente é realizado ao ar livre, porém uma locação interna (casarão, museu, bar, caverna) também pode ser uma boa pedida para um complemento.


Caso seja necessária a autorização para fotografar no local escolhido, pode ficar tranquila que providenciaremos tudo e manteremos vocês informados.


Cuidado na hora de fotografar em rios e cachoeiras, o acesso à água costuma ser difícil e normalmente são mal iluminados.


Caso você não tenha ideia de onde queira ir, acesse o nosso outro post sobre locais para se fotografar em Brasília, clicando aqui (em breve) e confira se alguma delas agrada vocês. Ou então, confie em nós, podemos sugerir lugares legais.



7) Algumas dicas extras e rápidas


Sim, nós sabemos que vocês não posam para ensaios o tempo todo, então vamos relembrar umas coisinhas importantes.


Para os looks, prefiram roupas com cores mais neutras ou, então, com cores sólidas que se complementem. Evitem roupas muito estampadas. Sempre lembrando que se sintam bem com o que vestirem.


Durma bem na noite anterior ao ensaio (ajuda a evitar olheiras) e traga um bom protetor solar, boné/chapéu e repelente para insetos. Nunca se sabe o que esses mosquitos danadinhos podem aprontar.


É importante chegarmos na locação e clicarmos lá e nos arredores, para não desperdiçarmos tempo precioso de ensaio nos deslocando. Com um bom planejamento podemos clicar em até 3 lugares diferentes, sendo todos próximos do cenário principal ou no caminho. Nossa equipe sempre vai com carro próprio, acompanhando o carro dos noivos.


Não se esqueça de beber bastante água no dia anterior para uma boa hidratação da pele. Sabe almoço caprichado com os amigos ou a família? Não aconselhamos fazer na véspera do ensaio. Procure se alimentar com coisas leves na véspera e no dia do ensaio, para evitar possíveis desarranjos. Quem sabe até rola um açaí depois do ensaio pra dar aquela reanimada nas forças?


Cuidado com itens cênicos (letreiros, balões, chapéus, suspensórios, etc) pois o exagero na sua utilização pode poluir as imagens (e eles podem acabar chamando mais atenção que o próprio casal). Procuramos montar composições e luzes marcantes e complexas, isso limita a utilização desse tipo de acessório.


Amamos mascotes e bichinhos de estimação, porque eles dão um toque especial e inusitado para as composições, porém, se optar por levá-los, lembre-se de levar alguém para tomar conta deles no decorrer do ensaio. Leve também um pouco de ração e um pote para água.


_________


Agora é só confiar no fotógrafo e curtir o ensaio! Nosso compromisso é proporcionar uma experiência agradável e divertida pra vocês, de forma que nunca mais esqueçam esse dia incrível.


E ai? Vamos brincar e curtir essa experiência juntos?


Soltem-se e depois confiram o resultado. Tenho certeza que vocês vão amar!


Gostou muito do que viu e quer ganhar um ensaio incrível? Clica aqui e saiba mais

349 visualizações