Making Of em Casa - Vantagens x Desvantagens

Atualizado: Abr 2


Você tá doido Daniel? Fazer foto dentro de casa e ainda mais no dia do meu casamento?! Cadê a graça de fotografar com as coisas que vejo todos dias em casa? Vai prestar isso dai? Na minha casa é complicado!


Talvez estes sejam alguns dos argumentos que passaram pela sua cabeça ao imaginar o making of acontecendo dentro de casa, mas calma, não criemos pânico! Respira! Está melhor? Deixa eu te contar um pouco mais das vantagens e das desvantagens de fazer o seu making of em casa, dai você me diz o que acha e vamos trabalhando em cima disto, ok? :D


E ai, preparada?



VANTAGENS


1. A sua casa é o seu refúgio

O making of é uma das ultimas etapas que antecedem ao casamento em si. É um momento seu para se preparar, separar as malas pra lua de mel, refletir e dar aquele ajuste final nos votos. É também para descontrair e se alegrar com madrinhas e família. É uma parte do rito de passagem da sua vida de solteira para a vida de casada. Existe muita emoção envolvida nesta etapa e certamente muitas expectativas e anseios sobre o futuro.


Estar em um ambiente que lhe é familiar, te traz segurança e conforto. Muitas vezes é a casa onde você cresceu, certamente é a casa onde está acostumada a viver (mesmo que não seja a casa dos seus pais) e onde suas maiores lembranças estão. É aquele porto seguro onde você sabe que pode sempre contar, o bom e velho "Lar, doce lar".



2. Na faixa

Muito embora fazer o making of em casa tenha alguns custos com lanches, bebidas e alguns mimos para garantir o conforto das suas madrinhas e seus familiares, fazer o making of em casa não tem aluguel, taxa, e desgaste com deslocamento algum! Dependendo da distância, nem é preciso se preocupar com eventuais taxas de deslocamento para os fornecedores irem até você!



3. A CASA É SUA!

Parece óbvio, mas é importante lembrar que é a sua casa, portanto suas regras! Isso é vale pra todo o cronograma do dia. É possível se programar até mesmo para fazer aquela festa do pijama com suas convidadas na noite anterior, é tudo uma questão de planejamento. É você quem manda!



4. As fotos registram sua origem e a sua história

É importante ter um registro bonito do seu casamento? Com certeza! Porém, mais importante que fotos esteticamente maravilhosas, são as fotos que carregam o peso das emoções, sabe? A verdadeira beleza da fotografia está nas lembranças que ela traz, de uma história que pode ser contada para seus filhos, sobrinhos e netos. Já pensou que legal? Poder olhar as fotos do teu casamento e comparar as mudanças que aconteceram na sua casa daqui 20 ou 30 anos? O que será que vai ter mudado? Será que os móveis ainda são os mesmos? Será que a decoração estará diferente? Na correria do dia a dia certas coisas passam desapercebidas, pois tratamos o corriqueiro como algo banal, mas o que será que a fotografia tem a dizer sobre o tempo que passou? A nostalgia certamente será um fator presente quando pegarem no álbum para olhar com a família.




DESVANTAGENS


1. Organização é por sua conta

Fazer o making of em casa é sinônimo de um planejamento ímpar. Arrumar a bagunça que vai ficar depois que o pessoal for embora pode ser um grande dilema na vida da noiva, mas não precisa ser! Basta se planejar e se preparar para isto, contudo é um ponto a ser pesado e considerado na hora de decidir o local do seu making of.



2. Precisa de uma certa estrutura e espaço

Isto pode ser uma desvantagem a se pensar. É de extrema importância planejar a logística de como as coisas funcionarão dentro de casa. Suas convidadas vão fazer maquiagem, cabelo, e se vestir contigo? É possível que todo mundo presente consiga se arrumar ao mesmo tempo sem que haja atraso? Talvez seja interessante de combinar com suas madrinhas e até de negociar com o pessoal do cabelo e da maquiagem uma logística que acomode a todos.


Outra coisa a se considerar é que lugares muito apertados, escuros, com muita gente ou até com muita bagagem espalhadas pela casa (malas das madrinhas, maquiagens, roupas e derivados) pode incomodar um pouquinho caso a sua expectativa seja de fotos mais minimalistas, por exemplo.



3. A necessidade de um bom planejamento

Já mencionei tanto nos pontos anteriores que vale fazer um tópico só pra ele, o planejamento. O dia da noiva inclui o dia de todos que estão presentes contigo, e isso significa que você terá que deixar tudo organizado como café, almoço, eventuais lanches e itens básicos de higiene.


Pedir ajuda para as madrinhas pode funcionar, mas vale um papo com o seu cerimonialista. Ele é o fornecedor responsável por cuidar da agenda e do cronograma do teu casamento. É o cerimonial quem fica por gerenciar, organizar, sincronizar e alinhar todos os fornecedores. O seu casamento é um dia para aproveitar e ser curtido ao máximo, estresse aqui não tem vez. Certamente ele vai te ouvir e atender todos os seus desejos, quase como se fosse uma fada madrinha, e olha que conheço alguns que com certeza merecem este título.




O que falou mais alto para você?

Agora que viu quais as vantagens e desvantagens de fazer o making of em casa, o que achou? Leve sempre em consideração que, por mais importante que seja estar em um local confortável, é estar certa de que seu dia está sendo maravilhoso. É o dia do seu casamento e o foco aqui é que o seu dia seja para curtir, aproveitar, se deliciar de momentos de alegria e estar perto daqueles que lhe são importante. É em casa que você se sente a vontade, confiante e segura? Pense no que você deseja, com quem você quer estar presente no seu grande dia? Seja verdadeira consigo mesma.


O casamento é um dia único para estar próximo de pessoas especiais e num ambiente em que você se sinta à vontade. Produzir fotos lindas e espontâneas é parte fundamental do meu trabalho como fotógrafo e isso eu posso lhe garantir, seu casamento será um dia pra ser relembrado para sempre! Gostou do que leu? Manda um oi aqui e vamos conversar. Vai ser um prazer e uma honra poder atendê-la! :D


Se depois de tudo isto você ainda não se convenceu de que a sua casa é o melhor lugar para se arrumar, então eu quero te convidar para conferir os outros posts que tenho a respeito da etapa do making of. Clica aqui e confira as Vantagens e Desvantagens do Making of no Salão de Beleza ou aqui para as Vantagens e Desvantagens do Making of no Hotel/Pousada.


Te vejo lá!