5 Passos fundamentais para encontrar o seu fotógrafo!

O mozão te pediu em casamento e agora um mundo cheio de possibilidades se abriu na sua frente. Finalmente chegou aquele momento, tão esperado pra algumas, de colocar a mão na massa e realizar aquele teu sonho de infância de casar. Certo, mas... e agora? Por onde começar?


Recentemente tenho recebido alguns pedidos de orçamento um tanto tristes nas redes sociais. Noivas que não tiveram o casamento devidamente registrado, e que por motivos diversos hoje estão na justiça tentando reaver algo muito importante que lhes foi tomado. Noivas que me procuraram para fazer um pequeno milagre na tentativa de salvar o que conseguiram recuperar do profissional que não fez o trabalho como deveria.


O post de hoje tem um tom mais triste, mas também serve de alerta para as noivas que ainda estão na busca de fornecedores competentes para a realização de seus casamentos. Na esperança de que este texto possa trazer um pouco de orientação, quero apresentar a você os 5 passos fundamentais para encontrar o fotógrafo do seu casamento. Vamos lá?



1- Verifique redes sociais e no google se existem reclamações sobre o fornecedor


Nunca é demais fazer uma pesquisa rápida, né? Ainda mais em tempos de redes sociais. Procure conhecer o seu fornecedor, não só pelo trabalho que ele expõe, mas também através de quem já contratou o serviço. Procure em sites como o Reclame Aqui, Casamentos.com.br e nos grupos de noiva em que participa nas redes sociais. Existem reclamações? De que tipo elas são? Verifique se os dados fornecidos dos documentos, endereços e telefones são verdadeiros e se a empresa está com tudo em ordem.


Estar segura de que está contratando o profissional certo é algo que não tem preço. Seu casamento é pra ser curtido e muito bem celebrado! Garantir que está cercada de bons profissionais é fundamental.



2- Confira prazos, cronograma de ensaios e dia do evento, entrega do material, etc


Parece óbvio e bobo, mas infelizmente não é. Sempre procure se reunir com o fotógrafo para conhecer o trabalho dele, seja pessoalmente ou por vídeo chamada. Peça o contrato, leia e esclareça TODAS as suas dúvidas. Não tenha vergonha de perguntar e faça anotações daquilo que considerar importante no seu fotógrafo. Deixe tudo esclarecido e na ponta do lápis. Seja transparente e veja se o profissional também é. Deixe tudo bem claro em contrato, caso resolva fechar com ele. Isso vale pra tudo, desde o número de convidados, até o mínimo de fotos e tempo de serviço que estão oferecendo.


As coisas estão de acordo com as suas expectativas? É isso mesmo que está procurando? Perguntar nunca é demais, é de graça e pode te salvar de muita furada e dor de cabeça com coisinhas menores.



3- Como é o trabalho do fotógrafo que está buscando?


Contratar um fotógrafo que tem uma pegada no estilo que estão procurando é muito importante, mas qual a consistência do portifólio dele? O profissional pode ter o trabalho bonito, mas se ele não mantêm uma constância no jeito de fotografar, qual a garantia você tem de que ele vai retratar o seu grande dia da mesma forma de quando vocês o conheceram? Evite este tipo de transtorno conferindo a consistência no trabalho do profissional.



4- Promoções e Descontos


Quem não quer um belo de um desconto na hora de fechar o contrato do casamento, não é mesmo? Contudo quero fazer uma pequena reflexão aqui que pode te indicar alguns sinais a respeito do seu candidato. Promoções demais normalmente são um indicativo de desespero. Você confiaria numa empresa que não sabe gerenciar o caixa dela? Pois é, quando o desconto é constante vale repensar um pouco sobre o serviço oferecido. Será que está valendo tudo isso mesmo, ou estou sendo enganada?



5- Seu fotógrafo "deve" estar em sintonia vocês

Por ultimo, mas não menos importante. Uma vez que todas as precauções possíveis foram tomadas a respeito do profissional quero contar um pequeno caso que aconteceu comigo.


Ano passado, após a cerimônia, fui pego de surpresa por uma das madrinhas (que me flagrou emocionado) quando me fez a seguinte pergunta “nossa, você ainda chora mesmo depois de tantos casamentos?” E a minha resposta não poderia ser diferente, é claro que sim! Me emociono, e não nego, sou quase uma manteiga derretida. Certamente manterei a compostura durante o casamento, afinal o meu trabalho é registrar o evento e pra isso preciso estar com a cabeça no lugar. Quando há esta conexão entre o fotógrafo e o casal, coisas como esta podem acontecer. Muitas vezes deixamos de ser estranhos e passamos a ser parte da familia que está nascendo naquele momento. Não existe nada mais valioso que o tempo presente. É o tempo que vivemos, onde tudo acontece e nada se repete da mesma maneira.


Se preparar e planejar para um casamento é de extrema importância. Saber estar presente e curtir o momento tem se tornado algo cada vez mais raro. Portanto é de fundamental importância que o fotógrafo esteja em sintonia com o casal. Seja fazendo fotos expontâneas, seja fotografando com aquele parente especial que veio de tão longe só pra te prestigiar e vê-la no altar.


Procure por um fotógrafo que vá te deixar tranquila pra relaxar e curtir com tudo o que tem direito neste dia especial que estão planejando com tanto carinho e dedicação.



O que falou mais alto pra você?


A busca por fornecedores de excelência para o seu casamento pode ser difícil, mas te garanto que contratando os profissionais certos o seu grande dia será muito mais leve e divertido, como ele merece ser.


Gostou do que leu até aqui? O que você achou? Te convido pra conhecer também os 7 passos para o super ensaio. Você sabia que a fotografia pode ser o melhor presente que você pode dar a alguém? Aqui você encontra 4 razões para fazer um ensaio fotográfico. Tenho certeza que vai amar as dicas que estão lá! Te vejo no próximo post. :)



0 visualização