3 Lições que a fotografia me ensinou

Hoje quero compartilhar com vocês três grandes lições que a fotografia me ensinou e trouxe para minha vida. Caso queira, fica a vontade pra dar o play na música e seguir viagem no post, vamos lá? :D


1- Tudo passa, tudo muda


Pode soar como a piada do tio do pavê, e pode ser o argumento mais clichê da fotografia, mas tem sua verdade. A vida é feita de fases, ciclos, e etapas. Cada uma delas é única da sua maneira. A moda é passageira, as estações, sempre sazonais, e assim como o tempo, as pessoas vem e vão. Algumas estarão conosco do inicio ao fim, outras ficarão até que nos ensinem tudo que elas puderem, da mesma forma a fotografia. Portanto quero deixar com vocês a citação de um fotógrafo que admiro muito a respeito do tema.


"Diferentemente das outras artes, a fotografia tem a sua própria maneira de nos fazer reagir: ela apela às nossas lembranças e, ao mesmo tempo, nos confronta com a realidade. Há vida e morte na fotografia, pois ao mesmo tempo que ela capta um instante de vida, este nunca mais existirá; paradoxalmente aquele momento ficou registrado para sempre, mas nunca mais se repetirá. Essa talvez seja a grande magia e o mistério que a distingue das demais artes." Bob Wolfenson - Cartas a um jovem fotógrafo


2- A fotografia é um meio, e não o fim


Se hoje eu trabalho com fotografia é porque esta foi a melhor ferramenta que encontrei para cumprir a minha missão, contar histórias e fazer as pessoas ao meu redor sorrirem.


Tem algo que sempre peço para as minhas noivas durante as reuniões antes dos ensaios; digo para que elas aproveitem a jornada do casamento delas. Comigo o foco está sempre no casal e suas histórias na hora de fotografar. Que locais costumam frequentar? Que atividades costumam fazer juntos? Se estão casando, então que seja memorável, alegre e incrível. Aproveite o momento, renove seus laços, troque abraços. Seu parceiro está ali por um motivo, ele te ama e quer o seu bem.


Sorrisos sinceros e expontâneos só acontecem quando ficamos à vontade para sermos autênticos e estamos presentes no momento. Então eu te pergunto; como a sua história será contada para as futuras gerações dentro da familia? Como querem ser lembrados pelos amigos e familiares próximos? A fotografia é o meio pelo qual as memórias serão lembradas e revividas. Para te ajudar separei 4 razões para você fazer um ensaio incrível e se aprofundar melhor nesta lição de vida.


3- A fotografia sempre vai contar três histórias


Registros fotográficos são feitos de contraste, e eu não me refiro aqui apenas ao termo técnico, mas aos simbolismos e nuances que a fotografia nos trás através de um ponto de vista (fotógrafo), com uma intenção (noivos) e dentro de um contexto social maior. Acompanha meu raciocínio:


O fotógrafo sempre vai procurar o melhor ângulo para registrar aquilo que lhe foi pedido. Portanto ele fará um pequeno recorte da realidade de acordo com as referências que ele possui.


Os noivos querem as fotos para marcar uma etapa muito importante na vida deles, o casamento. Combinam ensaios, vestem as suas melhores roupas, e se reunem com seus convidados para celebrarem juntos.


O contexto social e a realidade da fotografia vem das roupas de cada um, do local onde estavam e da época em que viveram. Quem nunca pegou numa foto de família antiga e questionou o gosto dos pais a respeito da moda enquanto eram jovens, né? Muito se aprende sobre o próprio passado através da fotografia e é o contexto social quem vai contar melhor tudo isso. Aqui eu conto um pouco mais sobre a realidade que vivemos em meio a pandemia e como o amor é o segredo para superar as dificuldades que a vida nos trás.

___


Seja através do nosso trabalho, do nosso círculo social ou até mesmo dos momentos que tiramos para nós mesmos, a vida sempre tem algo a nos ensinar. Por isso eu tenho uma lição extra para oferecer a você que ficou até aqui comigo. Talvez esta seja a lição mais importante de todas as que aprendi até o momento. Então espero que goste, pois separei ela especialmente para você que chegou até aqui.


Extra - Fotografe menos e aprecie mais


Já parou pra pensar quantos shows da sua banda favorita, ou no casamento de alguém muito querido, que você já assistiu do seu celular mesmo estando fisicamente no evento? Acredito que nem precisemos ir muito longe. Quantas vezes fazemos aquela foto do nosso prato antes de devorá-lo? Será que estamos aproveitando ao máximo nosso tempo com aquilo que é realmente importante e requer nossa atenção?

Em tempos onde o excesso de informação é algo constante em nossas vidas, estar presente tem se tornado cada dia mais uma arte. Pare um pouco, respire e repare nas coisas a sua volta. O que você vê?


Seja no trabalho, na sua vida pessoal ou acadêmica, se tem algo que nos tira do presente é a tal da preocupação. Não me entenda errado, se preocupar com as coisas é importante e nos trás várias lições! Se planejar é tornar nossas preocupações previsíveis para transformá-las em soluções. Você pode saber mais a respeito neste meu outro post contando 6 dicas para economizar no seu casamento; mas a verdadeira pergunta aqui é: o que você faz depois que se organiza e põe tudo na ponta do lápis? A preocupação exagerada pode nos arrancar do momento, portanto, uma vez que já estabeleceu suas estratégias vire a página e volte ao presente. Nosso tempo é escasso e não importa quem você seja ou de onde veio, todos temos apenas 24hs no nosso dia. Você tem aproveitado ele da melhor maneira possível?


Até a próxima :)