top of page

4 Razões para fazer um Ensaio Fotográfico Incrível

Atualizado: 23 de jan. de 2021


Acredito que nunca fotografamos tanto como sociedade, atualmente. A fotografia se tornou parte do cotidiano e já está tão enraizado na nossas vidas, que muitas vezes podemos até considerar como um ato corriqueiro e superficial. Vários são os momentos que consideramos especiais para se registrar, porém neste texto quero lhe provar a importância em contratar um profissional que tornará a sua experiência ainda mais incrível e especial. Para ilustrar os 4 pontos que separei pra vocês vou contar a história do Roberto e da Renata, um casal super fofo que vão conhecer ao longo do post. Vamos lá?


No ano passado (2019) o Roberto me procurou para fotografarmos um pedido de casamento surpresa para a Renata. Ficamos pouco mais de um mês planejando este momento tão aguardado. O Roberto me contou um pouco sobre a dificuldade dele com a fotografia e como a timidez dele seria um problema na hora de fotografar, afinal de contas era um ensaio de casal que estávamos planejando. O que nos leva ao primeiro ponto.



1- A fotografia é um momento de intimidade e aproximação

Quem não se envergonha se expondo na frente da câmera de um estranho, não é mesmo? Não é uma experiência a qual estamos acostumados, é normal ter vergonha. Ser fotografado por um desconhecido é algo que exige uma certa confiança, nosso olhar revela muito sobre nós e isto, de certa forma, acaba se tornando uma invasão da nossa intimidade. Então, mais do que nunca, é super importante estar a vontade com quem vai lhe fotografar. O seu ensaio tem de ser descontraído e divertido, algo que te traga boas lembranças e memórias. Tem que ser algo que te deixe a vontade e confortável com a situação para que o seu melhor seja extraído em cada registro.


Muito da autoestima influencia a visão que temos sobre nós mesmos. Um ensaio fotográfico nos ajuda a enxergar com outros olhos nossas características pessoais mais profundas, como nossos traços, emoções, feições e outras qualidades que normalmente não visualizamos na correria do dia a dia. A aceitação, muitas vezes, só acontece quando se assume um ou mais aspectos marcantes do seu corpo. O ensaio é uma oportunidade única que temos para explorar nossas marcas, físicas ou emocionais. Sentir-se bem é uma parte muito importante de todo este processo que o ensaio oferece. Nos dá mais confiança, ajuda a enfrentar e conviver com nossos defeitos, e traz leveza à nossa vida.


A única preocupação que eu quero que você tenha durante o ensaio é a de se conectar consigo mesma e/ou com seu parceiro, através dos sentimentos que sentem um pelo outro e dentro de si. Com o Roberto não foi diferente, depois de muito conversarmos combinamos que simularíamos um ensaio de moda para a Renata e num dado momento ele poderia fazer o pedido de casamento, e só dai então participaria das fotos.



2- Sair da rotina estressante e relaxar

Se tem algo que todo mundo tem em comum na vida, é que nosso dia dura apenas 24hs, independente de quem você seja. As responsabilidades crescem junto da carreira e da nossa vida afetiva. Nosso tempo se torna cada vez mais escasso e precioso, não é? Me tira uma dúvida rápida. Quando foi a ultima vez que você tirou um tempo pra cuidar de si? Quando foi a última vez que reservou um tempo de qualidade para curtir teu mozão ou retribuir aquele carinho especial vindo de alguém que você tanto aprecia?


É complicado, não é mesmo? Deixa eu te contar um segredo, não tá fácil pra ninguém, eu te entendo. Contudo quero deixar claro pra ti que este é o principal motivo para fazer um ensaio fotográfico. Tirar um dia pra si e ir ao parque, ou visitar aquela cachoeira que você tanto planejou levar teu parceiro pra conhecer.


Pensa só que incrível! Vocês juntinhos, longe da rotina e do estresse do trabalho, relaxando e se preocupando apenas em aproveitar algo só de vocês, celebrando a relação, e aproveitando o amor e a intimidade que existe nesta história de amor que estão construindo. Ah, e olha só! Amor próprio e auto cuidado também estão valendo, hein? Não pode esquecer deles nunca, é parte essencial da gente!



3- Legado e historia

O Roberto, apesar de não curtir muito ser fotografado, venceu este medo pois queria ter um registro deste momento, porque ele sabe da importância que é o casamento pra ele e do quanto a Renata e ele já sonhavam com tudo isto.


O ensaio é uma oportunidade de contar uma parte da sua história. É através da fotografia que a nossa personalidade se destaca. É onde podemos registrar o melhor que existe em nós.


Casais, este não é um momento que acontece apenas durante o ensaio, mas sim antes, na hora de planejar tudo. Onde serão as fotos? Que roupas vão vestir? O que traz a alegria que sentem um pelo outro? Traga consigo suas idéias, mas também os sentimentos que guardam um pelo outro. É uma parte da história de vocês que está sendo contada, e ela merece o melhor e mais incrível registro fotográfico.


Mulheres, um belo ensaio é aquele que destaca o que vocês tem de melhor, é empoderador, é libertador, e traz à memória nossa juventude. Seu corpo é a sua história, as estrias da gravidez, suas sardas que lhe acompanharam desde a infância, suas ruguinhas que vêm com a experiência dos anos e até mesmo suas cicatrizes!


Qual a história que você quer contar?



4- Comemorar e renovar votos

Me diz uma coisa, quantas vezes você já se pegou perguntando que presente dar ao seu parceiro, ou as vezes até um mimo para si mesma? Um chaveiro? Uma caneca? Talvez uma roupa ou até mesmo um calçado, não é mesmo? E se eu te disser que um ensaio fotográfico pode ser o melhor presente que se pode dar à alguém? Como disse lá no inicio, nosso tempo é escasso e extremamente precioso. O ensaio agrega valor ao tempo que passam juntos, renova votos de confidência, reinventa novas metas e aflora desejos que estão sendo fruto do seu relacionamento. O tempo é o nosso bem mais valioso, e se queremos presentear alguém tão importante em nossas vidas, por que não uma sessão de fotos? Os motivos para fazê-lo você já tem. Certamente será algo que poderá ilustrar a sua história enquanto estiver a mesa com seus filhos, sobrinhos e netos, seja ela uma história de amor entre duas pessoas ou uma história de superação pessoal.



E se você chegou até aqui eu gostaria de lhe dar os parabéns, pois entende e concorda comigo que nossas memórias são muito importante. Por isso queria lhe presentear de duas formas. A primeira é podendo conferir como foi que terminou a história da Renata com o Roberto. Você não achou que eu ia esquecer de contar justamente a parte mais aguardada e legal desta história, não é mesmo? Confere ai o video, enquanto eu te aguardo pro seu segundo presente.



E ai, o que achou do final da história? Emocionante, né? Eu ainda não tenho as palavras pra agradecer e descrever a importância que foi a oportunidade que a Renata e o Roberto me deram ao poder vivenciar tudo isso com eles.


Dito tudo isso, quero aproveitar pra lhe fazer um convite muito especial. Que tal combinarmos um ensaio? Você topa? Aqui eu preparei outras 7 dicas para o super ensaio. Me manda um oi e vamos conversar a respeito, o café é por minha conta, que tal? Você vem? :)




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page